Sesab notifica sexto caso de botulismo na Bahia

Na Bahia, foi confirmado nesta quarta-feira (25) o sexto caso de botulismo, uma doença grave que pode ser fatal. O paciente está sendo tratado em um hospital e apresenta sintomas sérios. Os médicos estão atentos para oferecer o melhor tratamento possível.

Segundo a secretaria, o ano de 2024 registro mais casos da doença do que o ano passado, que foram apenas dois. Dos seis que foram diagnosticados com botulismo, três permanecem internados, um recebeu alta e dois não resistiram à doença.

O botulismo é causado por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que pode ser encontrada em alimentos mal conservados. Os especialistas alertam que a ingestão de alimentos em conserva, especialmente se não forem feitos de maneira adequada, pode aumentar o risco da doença.

O aumento dos casos da doença foram informados pela infectologista Clarissa Cerqueira, alegando que os casos se tratam de uma “epidemia” de Botulismo, pelo fato dos casos terem sido notificados em várias localidades como Campo Formoso, Salvador, Cícero Dantas, Ribeiro do Pombal e Senhor do Bonfim.

É importante que qualquer pessoa que apresente sintomas, como fraqueza, tontura ou dificuldade para engolir, procure atendimento médico imediatamente. A prevenção é fundamental para evitar novos casos de botulismo na região.

Por euclidesdacunha.com | João Pedro
Fonte: Chico Sabe Tudo/G1