Vagas de liderança em ‘aberto’: comércio local tem oportunidades para profissionais capacitados em Euclides da Cunha

Euclides da Cunha é um município com o comércio mais forte na região. O comércio se desenvolve rapidamente, inclusive, atrai investimentos externos, bem como abertura de lojas por parte de empresários de municípios vizinhos e até mesmo pela abertura de lojas renomadas nacional. Ocorre que em meio a esse desenvolvimento, comerciantes frequentemente relatam a este colunista a dificuldade em contratar profissionais de níveis mais elevados, bem como supervisores, subgerentes, gerentes, entre outras funções.

Trata-se de um dilema difícil de resolver, pois na ausência destes profissionais os próprios comerciantes acabam “tomando à frente de tudo”, e as vezes escanteiam as funções administrativas para acompanhar com cuidado os processos de venda e atendimento ao cliente.

Em resumo: há vagas para cargos de líderes, principalmente na sede, onde está concentrada a maior parte dos estabelecimentos comerciais do município.

De acordo com que mais ouço, essas vagas de níveis mais elevados, e muitas vezes cargos de confiança, não são preenchidas por falta de pessoas capacitadas, pessoas que tenham capacidade de se desenvolver para cargos de liderança, bem como a ausência de insights significativos para transformar a equipe, a empresa.

Para muitos destes empresários, alguns de seus colaboradores indicam verbalmente que merecem uma promoção, mas no mundo do empreendedorismo alguns requisitos são necessários na hora de elevar um cargo, especialmente no ambiente de competividade, onde não é fácil mensurar se aquele profissional seria capaz de fornecer bons resultados ocupando uma função de liderança.

Vale destacar que a falta de pessoas qualificadas para liderar equipes e transformar empresas não é um problema exclusivo de Euclides da Cunha, segundo pesquisas recentes sobre o mercado de trabalho brasileiro. Em todo o país, muitas empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais com habilidades de liderança e visão estratégica.

Os comerciantes de Euclides da Cunha reconhecem a importância de investir em seus funcionários e até oferecem treinamentos e capacitações para aqueles que demonstram potencial. No entanto, a ausência de insights significativos para transformar a equipe e a empresa tem sido um desafio para muitos empreendedores.

Quando os comerciantes de Euclides da Cunha comentam sobre esta dificuldade na contratação, eu vejo como uma espécie de apelo por profissionais qualificados que buscam oportunidades de crescimento e desenvolvimento em suas carreiras, pois muitos colaboradores não se sentem seguros para dar um passo mais firme, já que se trata de uma iniciativa rodeada de dúvidas.

As vagas de liderança estão abertas e aguardam por pessoas que estejam dispostas a assumir desafios e contribuir para o desenvolvimento do comércio local. Não estou dizendo que você deva sair do seu trabalho, no sentido de focar em outra empresa; mas sim pela reflexão sobre as oportunidades que podem estar no seu ambiente de trabalho.

 

Por: Jaciel Correia, editor do site euclidesdacunha.com, gerente administrativo e professor de Empreendedorismo e Inovação.