A cidade de Euclides da Cunha, Bahia, tem crescido em população e estabelecimentos comerciais nos últimos anos, tanto que se destaca entre os municípios circunvizinhos, porém, o que se nota é que a maioria desses estabelecimentos comerciais oferece “mais do mesmo”, ou seja, vendem os mesmos produtos e/ou serviços com ações similares. No interior, o comércio cresce lentamente, uma vez que a cultura dos munícipes é de fazer a maior parte de suas compras na sede.
Apesar de possuir uma grande variedade de estabelecimentos comerciais, desde lojas de roupas e calçados até supermercados e farmácias, a maioria desses comércios atende de forma parecida, sem trazer novidades para o mercado local. Isso acaba gerando uma falta de estímulo ao consumo, uma vez que os consumidores acabam entrando no “tanto faz, pois não encontram produtos e serviços associados à empresa que os surpreendam e os encantem.
Outra questão que merece destaque é a falta de investimentos em tecnologia e inovação por parte dos empresários locais. Muitos desses comércios ainda não aderiram às vendas online e não utilizam plataformas digitais para divulgação de seus produtos e serviços. Com isso, perdem a oportunidade de conquistar novos clientes e expandir seus negócios.
É importante ressaltar que a falta de inovação no comércio não é um problema exclusivo de Euclides da Cunha, mas é preciso reconhecer que a cidade tem muito a ganhar com a introdução de novidades no mercado local. A inovação pode trazer benefícios tanto para os consumidores, que terão mais opções e melhores experiências de compra, quanto para os empresários, que poderão conquistar novos clientes e aumentar seus lucros.
De forma primordial, é interessante que os empresários locais repensem suas estratégias e invistam em inovação para tornar o comércio de Euclides da Cunha mais atrativo e competitivo.
A cidade tem potencial para continuar se destacando no mercado regional e atrair mais investimentos, mas é preciso que os empresários estejam dispostos a sair da zona de conforto e buscar novas oportunidades.
Por: Jaciel Correia, editor do site euclidesdacunha.com, gerente administrativo e professor de Empreendedorismo e Inovação.