Por: Danilo Marcel Pinheiro
Sorriso fácil, voz marcante, gargalhadas ao contar e ouvir histórias, jeito prestativo com todos, foram, sem dúvida, as lembranças que ficaram para muitos que conheciam José Dilson.
Meses antes de ir ao ar o primeiro site de notícias da região (euclidesdacunha.com), José Dilson Pinheiro foi convidado para fazer parte da equipe.
Ele, antes do euclidesdacunha.com, foi vereador da cidade de Quijingue-BA, trabalhou em diversas empresas, inclusive com cargo de gerente. Cantou muito nos anos 70 no antigo ACRE, em Euclides da Cunha. Destacou-se nas emissoras de rádio local apresentando programas institucionais. Apresentou por diversos anos, como locutor de palco, o Arraiá do Cumbe.
Seria então um enorme desafio para ele. Sempre trabalhando como radialista e locução de palco na área de comunicação, era a primeira vez que iria redigir uma reportagem no computador, tirar fotos e lançar em um site, sem a necessidade de usar a sua voz tão conhecida por todos.
Em 09 de Junho de 2003 iniciou-se o euclidesdacunha.com. Uma novidade para a cidade de Euclides da Cunha que, naquela época, o acesso à Internet era precário, como também a falta de conhecimento de muitos sobre o que era um site, se tornaram uma barreira que conseguimos romper, e ser, o que é hoje, o maior site de notícias da região.
No início tudo era difícil. Precisávamos de anunciantes para manter as despesas. Alguns comerciantes acreditaram em nosso trabalho e anunciaram as suas marcas em nosso site. Já outros, diziam que “esse negócio de site não era para Euclides da Cunha.
O site euclidesdacunha.com, em pouco tempo de funcionamento, já era referência para diversos sites que surgiram na região. Com o trabalho de toda a equipe e principalmente de José Dilson, começou a ganhar milhares de visitantes diariamente, em mais de 190 países.
José Dilson, com suas reportagens bem elaboradas, mostrou aos leitores o seu conhecimento imenso sobre as histórias do nosso município durante toda a sua permanência no euclidesdacunha.com.
Ganhou respeito e admiração de todos que acompanharam nos seus 16 anos, 1 mês e 25 dias a frente da equipe de reportagem do site. Ganhou amigos, colegas, confiança, credibilidade, liderança, prêmios... Ganhou aquilo que merecia em virtude do seu inesquecível trabalho.
Inúmeras reportagens feitas por ele repercutiram e muito, até nacionalmente. A sua credibilidade ao escrever e publicar levou-o a um patamar elevado em reconhecimento e referência para os demais colegas de profissão.
Acompanhei, por diversas vezes, a forma que ele ficava sabendo da notícia. Seguia para o local, entrevistava os envolvidos na história, registrava em fotografia, fazia as suas anotações em bloquinhos de papel ofício, voltava para a central do site e lá, em sua mesa exclusiva, começava a digitar. Ficávamos até a madrugada, ele preparando a reportagem e eu aguardando para lançar no site, e como de costume, me contando diversas histórias.
Em suas últimas publicações no site, antes de ser internado no Hospital Português, em Euclides da Cunha, posteriormente transferido para o Hospital Português, em Salvador, em vídeos e texto, fez menções ao movimento da BR 116, preparativos para a feira livre no centro de abastecimento e a um acidente ocorrido na mesma rodovia 116, dias antes. Os vídeos foram publicados no Instagram do site euclidesdacunha.com no dia 01 de Agosto e o texto na seção Euclides Acontece (página inicial do site) e assinada por José Dilson Pinheiro no dia 31 de Julho de 2019.
Sorriso fácil, voz marcante, gargalhadas ao contar e ouvir histórias, jeito prestativo com todos, foram, sem dúvida, as lembranças que ficaram para muitos que conheciam José Dilson.
Ao partir para o plano superior em 04 de Agosto de 2019, ele deixou um legado. Ganhou muitas homenagens em sua despedida. Muitos colegas, amigos, familiares e admiradores foram dar o último adeus ao, agora então,saudoso José Dilson.
Mas fica a imagem dele, como essa que está na foto, sempre sorridente, como uma das maiores lembranças que todos nós devemos ter.
Zé Dilson, como muitos o conheciam. Tio Dilson, como eu sempre o chamava. Assim era a relação de tio e sobrinho que sempre trabalharam juntos para fazer do site euclidesdacunha.com o maior veículo de comunicação que Euclides da Cunha já teve.
Fica com Deus, Tio Dilson e obrigado por tudo.
Danilo Marcel Pinheiro
Fundador do site euclidesdacunha.com
Conheci ele na cidade de Adustina na Prefeitura Municipal , eu não imaginava se esse rapaz tinha falecido.
Conheci ele em 2008
Descanse em paz.
Pessoa admirável, gostava muito, muito de Zé Dilson, muito amigo de meu pai. Deixou saudades!!!
Bela homenagem que ele descanse em Paz ao lado do nosso Pai Eterno. Deixou muitas saudades.
Realmente, um profissional de qualidade, tanto na comunicação como na música. Justo essa retrospectiva.