Por: Jaciel Correia/euclidesdacunha.com
Em mais um dia de expressão de talento e emoção, Maria Rita, estudante de Administração do CETEP Sertão Forte, de Euclides da Cunha, se consagrou como a grande vencedora da etapa regional dos projetos estruturantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O feito foi alcançado durante o prestigiado Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), um evento que reúne jovens talentosos de diversas áreas para celebrar a música, arte e cultura, em oficinas estudantis como Dança Estudantil (DANCE); Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE), Festival de Teatro Estudantil (FESTE); Artes Visuais Estudantis (AVE); Tempos de Arte Literária (TAL); Produção de Vídeos Estudantis (PROVE); e Educação Patrimonial e Artística (EPA).
A competição foi realizada nesta sexta-feira (24) em Ribeira do Pombal-BA, sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE 17), que abrange o município de Euclides da Cunha, dentre outros, onde os vencedores das etapas escolares (locais) estavam presentes para participarem de uma nova disputa que definiu quem avançou para a fase final, que é a etapa estadual a ter culminância em Salvador-BA.
Com a canção “Feliz sem medo”, Maria Rita exibiu seu talento singular e conquistou os corações do público e dos jurados com sua performance excepcional. Seu domínio vocal e paixão pela música se destacaram, rendendo-lhe a aclamação como vencedora do dia.
Em 2022, com a música intitulada “Tudo isso”, Maria Rita trilhou o mesmo caminho na disputa escolar e dividiu a primeira colocação na etapa regional, porém não obteve o título no desempate. Agora, Maria Rita prossegue para a última fase do concurso, levando consigo não apenas a vitória pessoal, mas também a representação orgulhosa do município de Euclides da Cunha e de todos os estudantes que acreditam no poder transformador da música.
Dotada de uma voz firme, originalidade e habilidade para liberar as notas musicais do seu violão, Maria Rita possui os atributos necessários para, quem sabe, trazer para Euclides da Cunha o troféu como a melhor cantora e compositora estudantil da Bahia.
A expectativa e o entusiasmo agora se voltam para a continuidade da jornada de Maria Rita no Festival, enquanto ela se prepara para mostrar sua arte em âmbito estadual, buscando deixar uma marca indelével no cenário musical estudantil da Bahia.
“É uma sensação maravilhosa acreditar que Arte e Cultura, apoiadas por políticas públicas, em ambientes escolares, revelam talentos, formam plateias e enriquecem a experiência educacional, proporcionando um maior desenvolvimento criativo e social para os estudantes envolvidos, enquanto os programas e projetos são trabalhados e os estudantes são empoderados. Os projetos artísticos são essa expressão”, comentou Marcelo Farias, vice-diretor do colégio CETEP Sertão Forte.
O Festival Anual da Canção Estudantil é reconhecido por sua capacidade de revelar talentos emergentes, e a vitória de Maria Rita na etapa regional é um testemunho do brilhantismo artístico presente entre os jovens estudantes de Euclides da Cunha.
Dos oito projetos estruturantes, como destacamos em reportagem sobre produção que exaltou o trabalho das mulheres em casa de farinha. Desse total, a unidade CETEP Sertão Forte, que inclui o Colégio Antonieta Xavier Siqueira Santos, foi classificada em sete projetos, tendo seis classificados em segundo ou terceiro lugares. Além do 1º lugar de Maria Rita, destacaram-se:
2º lugar:
– Projeto Feste – Tema: As Marias. Estudantes: Joao Victor Costa Silva, Ana Karla S. Carvalho, Bruno Varjão, Adailton Santos S. Junior, Jose Candido Primo Junior.
– Projeto Dance – Tema: A Liberdade. Estudantes: Marcelly Pereira Alves, Laura Dias Gama, Heberman Oliveira Costa, Maria Clara S. Miranda, Tayla Almeida O. Mota.
3º lugar:
– Projeto PROVE – Tema: Um Sertão Danado de Independente. Estudantes: Thyago Thelysson Cezar.
– Projeto EPA – Tema: Mulheres e suas relações com as casas de Farinha. Estudantes: Deliene Castro S. Cardoso, Emilly Vitoria S. Costa, Maria de Lourdes S. Costa, Rosana Mota Ferreira.
– Projeto TAL. Tema: O Confessionário. Estudantes: Isabela dos Santos Oliveira.






