A maior fabricante de turbinas eólicas do mundo, a chinesa Goldwind Energias Renováveis anunciou na terça-feira (8) que a Bahia irá ter uma de suas fabricas, em anuncio feito pela companhia, durante o lançamento de sua nova sede administrativa em São Paulo.
Contando com um investimento inicial de R$ 150 milhões, a empresa chinesa tinha assinado antes do anuncio, um protocolo de intenções com o Governo da Bahia em março deste ano que estava para decidir se a localização da fábrica seria ou na Bahia ou Ceará. Com a sua chegada ao estado, está previsto que mais de 1,1 mil empregos serão gerados.
Segundo o Governo do Estado, a empresa chinesa irá proporcionar para o estado a instalação de diversas empresas do setor no estado, composta por todos os seus grandes fornecedores, garantindo que a Bahia fique na liderança da neoindustrialização sustentável, focada na produção de energia limpa.
O parque de componentes eólicos será composto até então por pelo menos seis empresas, dentre as quais a SINOMA, que já está para chegar ainda neste segundo semestre de 2023, irá compor o grupo.
Por euclidesdacunha.com | João Pedro
Fonte: Canudos Acontece